quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O Poderoso Chefão - The Godfather

Dirigido por Francis Ford Coppola, este longa de 1972 é tido como o melhor filme de máfia de todos os tempos. De fato, ganhou três Oscars: Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado.

Pois é, muitos não sabem mas o filme é baseado no livro de mesmo nome de Mario Puzo. Na década de 60, como o livro estava fazendo bastante sucesso, a Paramount decidiu comprar seus direitos audiovisuais. Assim, Coppola recebeu o desafio de tornar o filme mais famoso que o livro - o que, sem dúvidas, ele conseguiu.

As continuações também fizeram grande sucesso. O segundo filme, O Poderoso Chefão Parte II (The Godfather Part II, 1974), foi a primeira continuação a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Este feito só foi repetido por um outro filme: O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (The Lord of the Rings - The Return of the King).
A terceira parte de O Poderoso Chefão (The Godfather Part III, 1990), concorreu ao prêmio porém perdeu para Dança com Lobos.

Sua trilha sonora, composta por Nino Rota, é mundialmente aclamada. De origem italiana, trouxe o Jazz Neopolitano e a melodia siciliana (caracterizada perfeitamente pelo solo do trompete, no tema principal) para a trilha sonora do filme.


__________________________________________________
Outro post sobre filmes com trilha de Nino Rota:
Romeu e Julieta - Romeo and Juliet
__________________________________________________

6 comentários:

Alexis Kauffmann disse...

Tudo nessa série de filmes é perfeito: roteiro, cenografia, direção de atores e, principalmente, MÚSICA. Há bailes e festas incessantes, deslumbrantes, entre uma atrocidade e outras, e toda a ação é pontuada por música de primeira qualidade. Ótima lembrança!

Ju Borges disse...

Nossa!! Pra mim essa é uma das melhores trilogias que exitem! Adoruuu!! e a trilha sonora nem se fala... muiiiito boa!

bjinhosss! ;D

Géh disse...

Maravilhoso!... Essa trilha então... não há como não lembrar de que filme é!
Beijos coloridos na alma,
Géh

sexyback disse...

Amei seu blog, parabens pela excelente qualidade das musicas aqui apresentada!!!!!
Bjs
Sexy
http://dooutroladodanoite.blogspot.com/

Make Your Party - Blog DJ Oriente disse...

Boa noite, estou criando um blog com o mesmo assunto qeu o seu. E com certeza vou conhecer um pouco do seu trabalho. Prometo não copiar, mas buscar informações.

O meu blog é para um projeto piloto.

Abs
djoriente.mus.br

Ferreira maranello disse...

Acho que poucas (raras) canções se associam tão bem com contextos e situações como essa do filme " O Poderoso Chefão". Sua originalidade impressiona. Sua riqueza em detalhes é atraente. A sonoridade é apoteótica. Nada nos gêneros policiais ou "Gangster's Films" se aproxima até mesmo da sombra do que é esse maravilhoso suspiro de Nino Rota! Héhé.... É tão inspirador e excitante que enquanto digito tal dissertação no meu Smartphone, ouço este suave e encorpado Malbec musical. Una cancione bella.